quarta-feira, 20 de abril de 2011

e o burguês levou...

Afinla de contas, para que serve o feriado? Ficar de folga? Comemorar a data, se alguns trabalham?
Essa pergunta intriga todo meu ser nessa véspera de duplo feriado para os brasilienses. Dia 21 de abril. Qual a razão dos feriados se muitas pessoas ( inclusive eu que estou uma fera com isso!) trabalharem no feriado se nesse dia é dia de comemoração e relembrar de fatos importantes como nesse caso: Tiradentes e o aniversário de Brasílía. Acho um descaso para quem trabalha esses dias. Os capitalistas são tão inescrupulosos que venderiam até a mãe, se isso passasse a virar mercadoria de lucros altos,  aí teriamos que esconder a minha mãe e a sua também, caro leitor, para eles não se apossarem.
Alguns serviços, lógico, tem que funcionar, mas você acha que é necessário funcionar uma lanchonete ( se você pode muito bem cozinhar em casa!), salão de beleza ( afinal de contas você vai morrer se não cortar o cabelo nesse dia!) , supermercado e tantos outros desafortunados cidadãos que não pode desfrutar desse dia porque o neoliberalismo, maior incentivador da desigualdade que há no mundo, não deixam. Esse tipo de capitalismo fez foi criar um bando de gente pregiçosa e mal acostumada. O governo deveria, sim, interferir, em certos casos, porque os burgueses pensam em dinheiro e não em bem-estar, não é à toa que acabaram com o estado do bem estar social, ou welfare state.
Ainda bem que um dia esse  sistema vai cair assim como caiu o feudalismo, antigo regime, esse também vai para o  buraco e junto com eles esses burgueses. Aí haverá mais uma tentativa de igualar as relações humanas e consertar o que está errado, espero que seja um sistema melhor porque do jeito que tá não vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário